5° ano – Experiências que possibilitam a reflexão.

Projeto:  Experiências que possibilitam a reflexão.

 Turma: 5ºano

Disciplina  envolvida: Ciências.

 

“Para o espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma pergunta.”

Gaston Bachelard

 

     Para que os conhecimentos científicos sejam construídos e tenham significado, em nossas aulas de Ciências realizamos diversas experiências, que possibilitaram a reflexão, a discussão e a busca de soluções, nos auxiliando à compreensão dos conceitos estudados.

     Dentre as diversas experiências realizadas, descobrimos  uma lista de materiais, os quais se dissolvem em água,  cujos os processos são existentes para separação de materiais da água, e que muitos destes processos estão presentes em nossas rotinas diárias.
Como por exemplo, ao fazer aquele delicioso cafezinho utilizamos a filtração ( os poros de papel de filtro são tão pequenos que não deixam que o pó de café passem por ele, porém comprovamos que as partículas de sal são menores que os poros do filtro de café e passam por eles e que no caso do sal para separa-lo da água o processo de separação ideal seria a evaporação.)

     Em outra experiência tivemos a oportunidade de observar a água como meio para ocorrer as reações químicas, tanto com um comprimido efervescente, como com o fermento biológico.

     Aprendemos também como ocorre o efeito estufa, tão importante para a manutenção da vida em nosso planeta. Antes do experimento a maioria da turma acreditava que o efeito estufa era um vilão para o nosso planeta.
Ao realizar o experimento,  no qual construímos uma estufa, os alunos compreenderam como ocorre o efeito estufa e quais os benefícios para o nosso planeta, a ideia da turma mudou.

     E a última experiência realizada foi muito divertida. A experiência de encontrar borboletas, primeiro em um ambiente de jornal, igual as borboletas e em seguida em um ambiente diferente às borboletas. Nesta experiência concluímos que os animais estão mais protegidos e têm mais possibilidades de sobrevivência quando conseguem se camuflar no ambiente em que vivem.

     Aguardem mais notícias sobre outras experiências…

                                                                                                                                      Professora Alessandra Rabelo

                                                                                                                                                                             5° ano