A importância do Conto de fadas na Educação Infantil

Projeto: O Conto Infantil

               Objetivo: Trabalhar o aspecto psicológico e cognitivo, auxiliando a criança na elaboração dos seus conflitos, auxiliando-a, a estruturar uma resposta positiva, um final feliz, poder sorrir, rir com situações vividas pelas personagens, com a ideia do conto.

             Conteúdo: A literatura infantil e principalmente os contos de fadas podem ser usados para ajuda-los a reconhecer o mundo em que estão inseridos e com qual divide seus ganhos e suas perdas, seus valores morais e éticos ou simplesmente ensina-las o prazer de ler.

            O conto de fada projeta o alívio de todas as pressões prometendo uma solução “FELIZ PARA SEMPRE”.

A história proporciona à criança o viver além de sua vida imediata, vivenciar outra experiência. Por isso seduz, encanta e embriaga.

Quando ouvimos uma história, nos envolvemos com ela, e quando criança, à partir daí, tem início um processo de identificação com alguns personagens. Isso faz com que a criança viva um jogo ficcional, projetando-se na trama.

                 O mini-maternal A, ouviu a história da Branca de Neve verbalizada pela educadora e vivenciou todos os personagens e suas características.
Foi o máximo.
PARABÉNS MEUS AMORES VOCÊS FICARAM LINDOS.
Um grande beijo.                                        

Fanny Abramovich diz: (…) Querer saber de todo o processo que acontece, do nascimento até a morte, faz parte da curiosidade natural da criança, pois se trata da vida em geral e da sua própria em particular…saber sobre seu corpo, sua sexualidade, seus problemas de crescimento, sua relação(fácil ou dificultosa) com os ouros faz parte do se perguntar sobre si mesma e do precisar encontrar respostas(…)querer saber mais sobre aflições, tristezas, dificuldades, conflitos, duvidas, sofrências, descobertas que outros enfrentam, para poder compreender melhor as suas próprias, faz parte das interrogações de qualquer ser humano em crescimento(…)

 

Prof.: Katia Santana do Carmo