Berçário – Identidade e Autonomia

Identidade e autonomia – Brincando na frente do espelho

Proporcionamos aos nossos bebês a oportunidade de brincar, fazer caretas, dançar, gesticular em frente ao espelho. A partir das brincadeiras eles aprenderam a reconhecer e identificar as partes do corpo mãos, boca, nariz, pés, barriga, pernas, olhos, e andar ou engatinhar sobre linhas traçadas no chão.

Nesta faixa etária, explorar a identidade e autonomia é muito importante pois ajuda os bebês a desenvolverem o reconhecimento da própria imagem.
O objetivo principal  desta atividade é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias. É fundamental e desejável que os bebês ganhem independência progressiva tanto para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem.

Esse trabalho também propiciou de forma significativa  um dos momentos que compõe os seguintes processos:desenvolvimento da motricidade, do cognitivo, da afetividade  e  da linguagem verbal e gestual que estão vinculadas ao processo de formação da personalidade e à capacidade de se relacionar e de se comunicar com as outras pessoas.

Berçarista Vivian