Dicas-chave da nossa orientadora para sua casa

Um dos principais determinantes do sucesso futuro de uma criança é como ela se sai no colégio. Após algumas leituras, tomando como base a Orientadora Alessandra Coimbra, dispusemos aqui algumas dicas para ajudar você a colocar seu filho no caminho do bom desempenho escolar, visando uma possível mudança comportamental no aluno através da mudança postural dos pais.

1. Nunca faça nada para uma criança que ela possa fazer sozinha
Ensinar responsabilidades a uma criança desde cedo trará grandes impactos em sua vida escolar. Quando a ajudamos muito, tiramos dela a oportunidade de sentir as recompensas pela realização de um trabalho. Lembre-se: é melhor que uma criança falhe honestamente do que tenha sucesso através de trabalho realizado por terceiros.

2. Ensine seu filho a gostar de ler
Aqueles que adquirem uma compreensão da leitura mais cedo terão mais facilidade ao longo da sua carreira escolar. Comece ajudando seu filho com a leitura. As crianças podem desenvolver interesse pelos livros se eles são lidos regularmente no lar e para elas. Deixe os seus filhos verem o quanto você gosta de ler, e há uma boa chance de que eles comecem a apreciar a leitura também.

3. Ajude seu filho a memorizar e entender a tabuada
Seja muito consciente de que o progresso de uma criança em matemática é seriamente comprometido quando ela não memoriza ou entende os fatos fundamentais. Jogos (como Banco Imobiliário) são uma ótima maneira de praticar suas habilidades de matemática enquanto se divertem. Há também muitos jogos de matemática para computador que requerem que a criança faça cálculos para ganhar pontos. Alguns sites online oferecem jogos de matemática fundamental grátis também. Um exemplo é o Rei da Matemática.

4. Preste atenção à forma como o seu filho faz o dever de casa
Lembre-se, se o seu filho está tendo dificuldades com o dever de casa, então provavelmente está tendo dificuldades na sala de aula também. Lição de casa é uma reciclagem, uma prática extra para ajudar com a memória de longo prazo, um indicador para os pais do que está sendo ensinado na escola, e uma oportunidade para que você o ajude a compreender a matéria antes que o assunto seja abordado no dia seguinte, na escola. Certifique-se de verificar a lição de casa regularmente e ofereça condições favoráveis para que ela seja realizada: local e horário são itens importantes.

5. Reveja com eles suas avaliações anteriores
As avaliações mensuram o crescimento escolar e mostram aos alunos e seus pais o que foi dominado e o que precisa ser melhorado. Se o seu filho se saiu mal nelas, então reveja com eles, item por item, isso pode ajudar a localizar e resolver o problema.

6. Concentre-se no progresso de aprendizagem em vez de notas
Mesmo bons estudantes, às vezes, tiram notas ruins. Isso é porque a escola necessita atribuir um valor percentual a um conceito abstrato. Concentre-se no progresso que seu filho fez. Se o fizer, vai ajudá-lo a sentir-se melhor tanto com seus pontos fortes e fracos do aprendizado, o que irá motivá-lo a se concentrar em sua aprendizagem.

7. Apoie os professores do seu filho
Ser professor não é fácil. Seu trabalho requer longas horas de dedicação e precisam tentar adivinhar a expectativa dos pais. Isso pode ser uma surpresa para você, mas a forma como a criança se comporta em casa pode não ser necessariamente igual a maneira que ela se comporta em sala de aula. É natural para um pai querer defender o seu filho, mas você nunca deve tentar intimidar um professor para conseguir um tratamento especial. Se você tiver divergências com um professor, deve discutir sobre isso com o professor em particular. Você não vai fazer ao seu filho nenhum favor, se você está constantemente desculpando ou justificando seu mau comportamento. Se o seu filho acredita que você não respeita os professores, a criança e sua aprendizagem serão afetadas de maneira negativa.

8. Incentivar amizades ensinando seu filho a ser gentil com todos
O colégio é mais do que apenas um lugar para aprender fatos, ele também ensina lições valiosas sobre como se comportar em um ambiente social. Incentive seu filho a priorizar as amizades e o tempo que ele passa com outros de sua idade. Ensine seu filho a respeitar as crenças e sentimentos dos outros, e ser agradável. Amizades que se formam durante os anos escolares podem se tornar permanentes e as mais longas de suas vidas. Além disso, bons amigos podem ajudar e incentivar uma criança a fazer o melhor academicamente.

9. Verifique se o seu filho está alerta e bem descansado
Mande-o para a cama uma hora antes do horário de dormir. Deixe-o ajudar a escolher alimentos saudáveis para suas refeições, e tenha certeza que ele toma banho diariamente. Pensar requer energia, e uma boa alimentação e descanso são as chaves para obter o máximo nas aulas.

10. Ajude-o a ver por uma perspectiva maior
O futuro do seu filho começa com você. Converse com ele sobre as capacidades e desejos dele. Incentive-o a se preparar para a vida, fazendo tudo o que pode hoje, tomando cuidado para não forçá-lo a pensar nos seus desejos, deixando de seguir os dele.

Alessandra Coimbra – Orientadora Pedagógica do Colégio Beka