Ensino médio, uma ajudinha na argumentação da redação do ENEM

Para quem vai prestar o ENEM para valer ou até mesmo como trainee, temos uma grande contribuição para dar a vocês em meio a correria cotidiana. Muitas preocupações surgem e, cremos que, uma delas seja o tema que todos os anos surge para a redação do ENEM, e até de outros vestibulares também.

É importante vocês saberem quais os temas que já foram evidenciados anteriormente. Isso facilita na eliminação de tópicos para p próximo exame. Além disso, serve também para treinar em casa, porque faz bastante diferença!

Aqui estão reunidos todos os temas dos anos passados.

Em seguida são algumas sugestões de vídeos TED. Já ouviram falar? É uma organização sem fins lucrativos que dissemina boas ideias sobre Tecnologia, Entretenimento e Design, normalmente em forma de palestras curtas, mas que têm um poder incrível. Só assistindo para entender. Entre os grandes nomes que nos dão o privilégio de ter acesso aos seus conhecimentos estão: Bill Clinton, Bill Gates, Edward Snowden, vários ganhadores do Prêmio Nobel, entre muitos outros que certamente vocês conhecem.

Esses vídeos podem te ajudar a ampliar sua visão sobre os assuntos e ainda ajudar em como você argumenta sobre esses fatos!

  1. Chimamanda Adichie e Alexander Betts

São duas palestras diferentes, mas que tratam assuntos parecidos: problemas sociais.

Em sua palestra, Chimamanda, autora do premiado livro Americanah, retrata os perigos de ouvir uma só versão de uma história, seja ela pessoal, cultural ou de outra ordem. Aborda ainda racismo, xenofobia, e pode auxiliar em assuntos sobre problemas sociais em geral, como migrações e refugiados.

Já Alexander Betts trata especificamente sobre os refugiados. “Eles são seres humanos com habilidades, talentos e aspirações, com a capacidade de contribuir, se nós deixarmos. ”

Lembrando que “Movimentos migratórios no Brasil” já foi tema do ENEM.

  1. Eduardo Paes

Prefeito da nossa querida RJ em 2012, Eduardo vem somar com propostas de como construir uma cidade do futuro.

Nessa palestra ele aborda pontos como: Pensar verde; Lidar com mobilidade e integração de seu povo; Pontos sociais; Uso tecnologia; E economia.

  1. Andrew Solomon

“Ame, apesar de tudo”. A densidade dessa palestra é inacreditável. Aqui, ele cita sobre a ecosfera da bondade, vínculos afetivos.

Andrew, autor do best-seller “O demônio do meio-dia”, traz questões muito interessantes sobre amor x aceitação e nos dá um amplo entendimento sobre famílias no século XXI.

  1. Hadyn Parry

Certamente você já ouviu sobre uma tal de reengenharia de mosquitos para combater epidemias. O Brasil já adotou essa prática, mas ainda existem muitos casos de dengue e zika vírus.

O caso não é tão simples, principalmente em alguns pontos do Brasil, que hoje passa por um desafio complicado na saúde pública para erradicar as epidemias surgidas nos últimos anos.

Fontes: Imaginie , Enem