Número Irracional PI

• Pi (π), o número irracional que representa a divisão entre uma circunferência e o diâmetro correspondente, com o valor aproximado de 3,1415926
  • π (Pi), letra do alfabeto grego.

A partir da razão entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro obtemos uma constante: o número PI; representado pela letra grega  p. Descrevemos neste artigo definição, história e porque este número aparece em fórmulas como o perímetro da circunferência e a área de um círculo.

O QUE É “PI” ???

“PI” é um número irracional, que não pode ser escrito como um número finito ou repetindo decimais. O valor aproximado é 3,1416 (lembrando que este não é seu valor exato, ele continua).

Os egípcios sabiam trabalhar muito bem com as razões. Descobriram logo que a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro é a mesma para qualquer circunferência.

Por definição, ” Pi ” é a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. ” PI ” será sempre o mesmo valor não importando o tamanho do círculo.

Calcular… Calcular…  e não entender o porque????

Nós iniciamos a matéria calculando uma circunferência manual se caso não existisse o PI.

Cada aluno contornou sua circunferência ou círculo com um barbante, após a medição marcaria no caderno, qual seria o valor.
Se caso a circunferência for maior, maior é o trabalho e devido a isto, para facilitar essa medição, usamos o PI, em vez do aluno sempre medir o cumprimento da  circunferência, só será necessário medir o diâmetro X o PI e terá o comprimento, ou dividir o comprimento pelo PI e terá o diâmetro.

Profª Ana Beatriz