O Judô e as habilidades motoras

Esse projeto tem como principal objetivo desenvolver as habilidades motoras básicas dos pequenos, focando no desenvolvimento do equilíbrio e coordenação de membros inferiores. Sendo assim, foi levado em consideração o aprendizado recente da bipedia (caminhar sobre os dois pés).

Os pequenos foram estimulados através da vivência prática no ambiente de tatame, sem uso de materiais, apenas o próprio corpo.

1ª Vivência: pelo rastejar

2ª Vivência: seis apoios, sendo eles: mãos, joelhos e pés

3ª Vivência: quatro apoios, sendo eles: mãos e pés

4ª Vivência: dois apoios, sendo os pés 

Última vivência: o salto, caindo em dois apoios

Para fixar a vivência, foram utilizados exemplos de animais de maneira lúdica e natural que mostram os movimentos, como o jacaré (rastejando), o cachorro (seis apoios sendo mãos , joelhos e pés) , o urso (quatro apoios) , o dinossauro (dois apoios) e finalizando com o canguru (salto e aterrissagem em dois apoios).

Esses movimentos estão diretamente ligados ao ensino e descoberta do judô, uma vez que a base de construção da luta está ligada ao equilíbrio e a coordenação.

Dica do professor Paulo: Continue estimulando as crianças  em casa, usando os exemplos dos animais. Dessa forma, o desenvolvimento motor dos pequenos acontecerá de forma integral.