Passagem do tempo: Aula Invertida e Ensino Híbrido de Rotação

No modelo de aula invertida, os alunos têm acesso ao conteúdo on-line, testam suas habilidades na aplicação do conhecimento e interagem uns com os outros em atividades colaborativas durante os momentos presenciais em sala de aula.

Neste modelo Ensino Hibrido por Rotação o aluno passa por diversas estações, pontos específicos, para aprender.

Essa inversão é muito mais do que uma mudança nos horários e dos espaços físicos. Trata – se de um processo de aprendizagem realizado, de fato, de uma maneira diferente, com a vantagem de o aluno aprender de forma mais personalizada, com autonomia para desenhar, programar seu aprendizado na valorização de suas habilidades e competências, tendo a professora como facilitadora do processo de aprendizagem.

No Colégio Beka, os alunos do 1º ano A da professora Renata assistiram em casa a vídeo aula, no dia seguinte, no ambiente escolar, participaram das estações. A experiência ocorreu por três estações de trabalho em um conteúdo da disciplina de história. Os alunos, inicialmente, receberam instruções da professora e, em seguida, distribuíram – se nas três estações planejadas.

A partir destas experiências percebe – se diversos benefícios, como: A oportunidade da professora trabalhar o ensino-aprendizado  em grupos menores; A oportunidade  dos alunos aprenderem de forma personalizada e colaborativa; Acesso a recursos tecnológicos que permite, tanto para a professora como para os alunos, novas maneiras de ensinar e aprender.

A atividade tinha como objetivo:

• Compreender a passagem do tempo;
  • Reconhecer a sequência e duração de fatos diversos;
  • Organizar o tempo em presente, passado e futuro;
  • Aprender as divisões do tempo em milênio, século, década, ano mês, quinzena, semana, dia, hora, minuto e segundo;
  • E conhecer a história e a usabilidade de seus calendários.

História - 1º ano A – Professora Renata