Projeto rimando com as histórias infantis

O cantar, o descobrir, o relacionar, o inventar, estão arraigados na infância. É a partir dessas ações que o adulto será formado. Logo, elas devem estar presentes no fazer educativo e no cotidiano escolar. E é nesse momento que a literatura se faz importante, já que desperta o imaginário, a descoberta, as relações do “eu” com o outro. Na nossa literatura infantil, inúmeras narrativas contadas encantam as crianças, por isso, aproveitamos o capítulo 5 do nosso livro sobre “histórias infantis” para trabalhar as rimas com as clássicas: João e Maria,  Rapunzel e Cinderela.

Feitas a leitura e releitura das histórias, partimos dos títulos e construímos um banco de palavras que rimassem com esses nomes. Então, vimos as crianças viajarem no mundo das palavras e das rimas. Um mundo cheio de imaginação, descobertas e aprendizagem.

Com esse projeto, acreditamos manter, estimular, enaltecer a curiosidade, criatividade, atitude questionadora e de descoberta e o encantamento de cada criança envolvida nele.
“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo, nem ensino.” Paulo Freire