Teoria de Holland: Teste Vocacional On-line em Inglês

A teoria de Holland é apresentada aos alunos do 3° ano do Ensino Médio, na apostila módulo 10 de Língua Inglesa. Antes da leitura e definição de cada tipo de personalidade determinados por Holland, os alunos tentam prever o resultado de seu teste, pensando em sua possível carreira profissional.

No segundo momento eles leem as definições e então realizam o teste vocacional on-line utilizando os ipads, através do link disponibilizado pela professora no fórum dentro da plataforma UNOi, e os alunos enviam os resultados pelo e-mail da plataforma ou e-mail particular assim que finalizam o teste.

De acordo com Holland, citado por Guichard (2001), a escolha vocacional é uma expressão da personalidade e os membros de uma ocupação possuem personalidades semelhantes. Estas personalidades podem ser de seis tipos: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional. Segundo a teoria, sujeitos de um mesmo tipo respondem de maneira semelhante a muitas situações e problemas e criam ambientes interpessoais característicos.
De 100% da turma temos:

1

31% Investigativo

21% Social

18% Artístico

15% Convencional

0% Realista

0% Empreendedor

15% Ausentes

Investigativo ou Pesquisador: A partir de uma área de conhecimento escolhida, este perfil se dedicará por horas a fio em seu estudo, aprofundamento e análise.  Tudo no mundo e à sua volta será compreendido ou explicado através da argumentação lógica.

Social: Sua palavra chave: RELACIONAR-SE.  Atividades onde possa informar, orientar, auxiliar, tratar ou ajudar terapeuticamente são suas principais escolhas.  Interessa-se  pelos vínculos humanos e manifestar a sensibilidade e responsabilidade na busca por desenvolvimento individual, grupal, institucional, social e ético.

Artístico: Criar produtos, encontrar formas de comunicar ideias ou sentimentos, expressar artisticamente seu modo de compreender tudo o que percebe, sente e acredita.  O potencial de expressão é o propulsor pessoal e profissional do perfil artístico.  Se você compreender o canal de comunicação utilizado pelo artístico, então compreenderá seu mundo.

Assessoria ou Convencional: Planejamento, organização e busca máxima de eficiência nas mínimas tarefas.  Gosta de atuar em seus projetos para atingir suas metas – grande característica de atuação deste perfil.

Realista:  Gosta de atividades concretas e produtivas, que precisem de conceitos técnicos ou tecnológicos e busquem a solução de problemas.

Empreendedor: Empreender significa literalmente “tomar a responsabilidade para si, assumir com as próprias mãos”.  Este perfil demonstra grande apetite por desafios e não gosta de atividades excessivamente rotineiras.  O novo ou inusitado o atraem.  Demonstra habilidades verbais para a persuasão, negociação e decisão.

2

Se quiser realizar o test e treinar o seu inglês, basta acessar o link e clicar em START. Good luck!

English class – 3º médio – Teacher Katia Arcas