Tudo que aconteceu na Semana do Meio Ambiente

Tudo que aconteceu na Semana do Meio Ambiente: Nosso método de ensino consciente

Há uma preocupação generalizada com nosso querido meio ambiente. Não temos como fechar os olhos e seguir em frente desmatando, maltratando e fingindo que os recursos não são limitados ou que os animais, e claro, até nós mesmos, não estamos sofrendo com a vida que está virando cinza e nada sustentável. Precisamos nos mover hoje, agora, pouco a pouco, para mudar o mundo de amanhã.

Preocupado com esta situação, o Colégio Beka começou a implementar atitudes sustentáveis com sua equipe e repassar o processo de conscientização aos nossos alunos, desde pequenos. O costume em cuidar do nosso meio ambiente gera um respeito e carinho muito maiores do que podemos imaginar!

Nessa Semana do Meio Ambiente fizemos um programão de conscientização por aqui. Dê uma espiadinha no que aconteceu em alguns anos. Teve de tudo! Foi bem divertido!

1. Plantio: Os mais novos puderam sentir a terra, a folhagem, as sementes e aprenderam de maneira simples que temos que cuidar daquele espacinho. Os mais velhos entenderam, através de historinhas, que desmatar é triste, é errado e gera muitas consequências ruins para nosso ambiente.  Todos tiveram a oportunidade de plantar e levar para casa. Aprenderam a cuidar e a respeitar!

2. Vivência com os animais: Nosso berçário (Bekalândia) passou um tempinho admirando os animais, vendo suas cores e movimentos. Vibraram muito com a vida diferente ao seu redor: passarinhos, tartarugas e peixes.02

3. Boneco reciclado: Uma ideia bem legal é transformar algo simples, como rolos de papel, em um boneco personalizado para a criançada. Eles têm uma imaginação além da conta! Surgiram nomes como Bichão Escorregadão, Bichão Molengão e Lixão Grandão. Eles mesmos pintaram como quiseram e agora podem fazer disso uma brincadeira superdivertida em casa!

03

4. Desenhar o que aprendemos: Muitas crianças perceberam a importância da economia do papel e a consciência geral sobre o meio ambiente, pois sabe-se que quando se  trabalha a imagem da criança, aquele pensamento se torna mais presente em suas vidas.

04

5. Consciência do uso da água: Essa turminha, através de uma atividade superdivertida, aprendeu de forma divertida a tomar um banho curtinho. Isso estimula também a colaboração entre eles quando fazem atividades aquáticas, por exemplo, que precisam tomar um banho rápido e, às vezes, saber dividir o chuveiro com o amiguinho.

05

6. Atividades gerais de consciência: Algumas turmas trabalharam conceitos gerais sobre a importância de cuidar do meio ambiente, como reciclar, cuidar das plantas… As atividades foram as mais diversas, como recorte de revistas, pintura, desenho… Vários cartazes foram feitos por eles, deixando a escola linda!

06

7. Reciclagem: Por vezes nos pegamos pensando o que é reciclável, não é mesmo? As crianças hoje já aprendem desde cedo e se acostumam a identificar de que material é feito cada objeto. Veja só que interessantes os recortes que essa turma fez para identificar papel, vidro, plástico e orgânico!07

Essas crianças aprendem tão rápido que o orgulho cresce a cada dia de vê-las desenvolver essa consciência ambiental desde cedo. E estaremos aqui sempre apoiando as boas ações ;)