Realmente não está sendo fácil lidar com a quarentena, trabalhando em” home office”, cuidando da casa, das crianças e os seus estudos, além de outros diversos afazeres diários.
Sim, é desesperador, mas nós temos uma solução: criar uma rotina.
No momento, é muito importante que você estabeleça uma rotina em casa para as crianças, adolescentes e também para os adultos.
Ela nos direciona para as tarefas diárias, trazendo o conforto e a segurança de previamente saber o que e quando deve fazer.
Para as crianças é de extrema importância, já que normalmente dependem dos adultos para atenderem aos seus desejos, que certamente são baseados em prazeres, como: uma criança que gosta de comer doces e assistir televisão, sem a devida supervisão fará isso o dia inteiro. Em vista disso, crie a rotina junto com as crianças, deixe que se expressem e opinem dentro de um leque pré-estabelecido por você.
Caso surja algo que não devemos fazer no momento, como: ir ao parque, shopping e outras atividades que “quebrariam” a quarentena, diga que farão em outra oportunidade futura.
Faça um quadro com a rotina de cada dia.
Lembre-se, é importante que dentro da rotina caiba pelo menos os seguintes itens:
- Estudo
- Alimentação
- Descanso
- Brincadeira sozinho
- Brincadeira com os pais
- Organização do próprio espaço
- Atividade física
- Hora de não fazer nada
- Jogos com aparelhos eletrônicos
- Ajudar com os afazeres da casa
De preferência, para que se mantenham em uma rotina próxima a que viviam, mantenha os horários que já eram praticados, por exemplo: caso a criança estude no período da tarde, durante este mesmo horário ele deve estudar dentro desta programação em casa. Caso queira diversificar e tornar tudo mais leve, acrescente atividades diferenciadas, como: um piquenique no chão da casa, sessão de cinema com pipoca, culinária colaborativa, oficina de teatro e diversas atividades. Vale tudo para se divertir.
Nesta época, estamos limitados às nossas casas, mas devemos lembrar que é uma fase que devemos tirar o melhor proveito com aprendizagem.
E mesmo longe, seguimos juntos.
Comentários