Você sabe o que é itinerário formativo?

Esse é um tema que veio para modificar todo o sistema de ensino, e traz com ele muitas questões.

Realizamos uma live com a nossa coordenadora pedagógica, Talita, o professor do colégio Beka, Marcos e a consultora pedagógica da Geekie, Melina.

Assista ao vídeo completo da nossa live e fique por dentro desse tema enriquecedor.

Com a lei validada em fevereiro de 2017, as escolas têm até 2022 para a implantação da nova reforma do ensino médio.

A mudança tem como objetivo aproximar as escolas à realidade dos jovens de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho.

A intenção é proporcionar um currículo flexível para os estudantes, que ao longo do seu percurso no ensino médio poderá escolher por um itinerário formativo.

Diante deste cenário, proporcionou em 2019 um encontro de escuta ativa com estudantes e cocriou a proposta.

Neste processo construtivo continuo, implantamos em 2020, do 9º ao 3º do Ensino Médio, eletivas optativas focadas em tecnologia, impacto social e que estivessem bem articuladas as competências da BNCC. (empatia, pensamento crítico, colaboração, argumentação e autonomia para solucionar problemas), competências  que vem sendo cada vez mais essências para o mercado de trabalho.

Com isso, os adolescentes mobilizam valores, competências e instrumento teórico, como forma de participação e atuação no mundo, projetando uma visão para os planos futuros.