fbpx

A princípio, voltar à rotina escolar pode parecer um momento desanimador. Porém, não precisa ser assim. Basta um pouco de esforço e logo você pegará o ritmo outra vez.

Para tornar esse momento leve e agradável, elaboramos 5 dicas de como se preparar para voltar à rotina escolar. Confira a seguir:

1. Organize ou renove o material

Nada como começar as aulas com tudo organizado ou mesmo novo, se for preciso. Aproveite os últimos dias de férias para colocar o seu material escolar em ordem. Faça aquela faxina na mochila, no estojo, no caderno ou no fichário. Doe aquilo de que não precisa mais ou está antigo. Reponha o que for necessário e deixe tudo pronto para o dia da volta.

2. Crie lembretes

Se você ainda não tem uma agenda ou o hábito de utilizá-la, esse é um bom momento para começar. Pois , tirar ideias e compromissos da mente e passar para um lembrete é uma ótima maneira de organizar o seu dia. Se esse é o seu ano do vestibular ou do Enem, essa dica é ainda mais relevante. Anote as datas das provas, dos simulados, das inscrições e de outros prazos para não perder.

3. Estude desde o primeiro dia

Embora o retorno pareça difícil, tente retomar a sua rotina de estudos logo no primeiro dia. Ainda que aos poucos, é melhor estudar cada assunto conforme lhe for apresentado em sala de aula, ao invés de deixar para depois, já que a quantidade aumentará a cada dia e logo você se deparará com uma “bola de neve” de estudo.

4. Procure definir horários para dormir e acordar

É comum que os horários fiquem bagunçados durante as férias. Por isso, antes mesmo que elas acabem, procure voltar aos poucos à rotina, dormindo e acordando mais cedo. Quanto mais gradual for esse processo, mais fácil será sua adaptação. Uma rotina de sono adequada, além de fazer muito bem à saúde, auxilia diretamente no processo de aprendizagem e memorização.

5. Seja positivo

O pensamento positivo e, consequentemente, o otimismo, somam muitos benéficos à saúde física e mental. Pessoas que conseguem encontrar o lado bom das situações, além de se tornarem melhores companhias, estão mais próximas de conquistar seus objetivos. Coloque essa filosofia em prática o quanto antes e perceba como sua vida pode melhorar.

Gostou das dicas? Agora é só preparar tudo e voltar com toda a força.