fbpx

O artigo a seguir mostra quais são os benefícios da introdução musical no desenvolvimento das crianças.

Você sabia que a música além de despertar habilidades criativas, ela também é considerada uma fonte fundamental para o desenvolvimento infantil? Isso mesmo, a música proporciona que a criança crie e inove em situações desafiadoras, favorece a ampliação de diversas áreas do cérebro e da linguagem, além disso, aperfeiçoa a sensibilidade e a capacidade de concentração da criança.

Agora você deve estar se perguntando, como a música pode desenvolver todos esses aspectos?

Simples, já que a linguagem durante a socialização da criança no espaço escolar é a principal ferramenta de comunicação, a linguagem musical vai promover a junção entre o corpo e a mente, a sensibilidade e a razão, a técnica e a criatividade.

E não para por aí, sabia que o processo de alfabetização pode ser estimulado com a introdução de canções infantis? Exatamente, isso acontece, pois normalmente as canções infantis possuem sílabas repetitivas que rimam, e isso ajuda à compreensão da criança nos significados das palavras.

A música também beneficia a expressão e consciência corporal, já que os ritmos musicais são capazes de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora. Além disso, ela também contribui para a socialização, segurança emocional, empatia, e também ajuda na superação das barreiras da timidez e insegurança.

E aí, você já sabia de todas essas coisas? Conta aqui pra gente nos comentários.