Você sabe o que é educação ambiental e qual é a sua importância? Nesse artigo tem tudo explicado, acompanhe:

A educação ambiental é uma área do ensino que tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais e como é possível combatê-los.  

Essa área da educação representa um processo, onde emprega-se valores de preservação do patrimônio ambiental e a criação de modelos de desenvolvimento, com soluções limpas e sustentáveis. Lembrando que não trata-se apenas do ponto de vista ecológico, mas também de aspectos políticos, econômicos, sociais, éticos, etc.

O objetivo da educação ambiental é formar cidadãos mais conscientes e críticos, cidadãos que compreendam os conceitos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.

Aqui no Brasil, em abril de 1999 foi criada Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), essa lei estabelece diretrizes e tem, como principal objetivo, estimular a conscientização pública sobre o dever de proteger o meio ambiente por meio da educação. A partir disso, tornou-se obrigatório a presença da educação ambiental em todos os níveis de ensino brasileiro.

Além de seus princípios e objetivos, a grande importância da educação ambiental está na atuação consciente dos cidadãos. Ou seja, a conservação do meio ambiente está diretamente relacionada com a conscientização e a mudança de hábitos das pessoas e tal mudança só será possível através da educação.