fbpx

Vida de vestibulando não é fácil, além de realizarem provas extensas, com conteúdos difíceis, o tempo acaba sendo curto. Mas, para descomplicar e facilitar os estudos, separamos algumas dicas para você se preparar para as provas, acompanhe:

  1. Priorize as matérias que você tem mais dificuldade

Sabemos que têm aquelas matérias que dá vontade de estudar para sempre, e outras que não dão vontade nem de abrir o livro. Mas, são essas que devemos priorizar. É importante focar nas áreas que precisam ser aperfeiçoadas, para que o seu desempenho seja ainda melhor.

2. Faça provas passadas e simulados

Fazer provas passadas, exercícios e simulados vão mostrar até que ponto você está dominando as matérias, mas além disso, vai evidenciar as áreas que precisa estudar um pouco mais.

3. Monte um cronograma e uma rotina de estudos

Faça um cronograma, estabeleça os horário e mantenha uma rotina. Trate esse momento como uma obrigação e não como algo flexível. Aos poucos você vai se acostumar e vai achar tudo mais leve.

4. Estude em grupos

O estudo em grupos é uma opção interessante desde que haja uma organização. Esse método estimulam os estudantes a trabalharem em equipe, e favorecem o respeito. Além disso, é que todos se ajudam.

5. Treine a redação

Outro meio essencial para ir bem no Enem, é praticar a redação, tendo em vista o peso que ela têm nas provas. Pratique suas argumentações, esteja atento às notícias, utilize sites que oferecem correções de textos…

6. Procure fontes alternativas

Estudar apenas de uma forma se torna maçante, por isso é importante buscar fontes alternativas, além dos livros. Hoje é possível encontrar diversos sites e plataformas gratuitas que ajudam nos estudos.

7. Mantenha-se atualizado

É muito comum no Enem a ênfase em temas atuais. Dessa forma, é essencial que os estudantes estejam atentos às principais notícias e atualidades.

8. Dedicação

Empenhe-se o máximo que puder, o seu resultado no vestibular está diretamente relacionado à sua dedicação.

9. Cuide da saúde do corpo e da mente

Não negligencie os cuidados que se deve ter com o corpo e com a mente. Reserve um tempo do seu dia para focar na sua saúde, experimente fazer alguma atividade física. Além disso, cuide da sua cabeça, tire um tempo para fazer algo que goste muito. É muito importante ter momentos de lazer para pode relaxar em meio a esse turbilhão de obrigações.

10. Durma bem no dia anterior

Não faça a prova cansado. Fazer a prova com sono dificulta a concentração, e pode deixar seu raciocínio comprometido.