fbpx

INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS

Incluir a música, os ritmos, a dança desde cedo na rotina dos filhos, é muito importante. Além de melhorar o desenvolvimento dos pequenos, tem um efeito positivo no desempenho acadêmico.

No artigo a seguir, ensinaremos a fazer 4 instrumentos musicais com coisas que provavelmente você tenha em casa. Além de fácil e divertido, é uma forma de reaproveitar materiais que seriam descartados.

Acompanhe:

– TAMBOR COM BEXIGA

Se existe uma forma de fazer um tambor mais fácil do que essa, eu desconheço. Você vai precisar de uma lata de alumínio, uma bexiga, pedaço de barbante e um lápis ou vareta para servir de baqueta. Para montar seu tambor, pegue a lata de alumínio limpa, e a envolva em uma bexiga (como mostra a foto a seguir). Amarre as bordas da bexiga com o barbante e pronto.

Tambor com bexiga

– CHOCALHO

Para fazer o seu próprio chocalho, você vai precisar de uma garrafa pet e grãos (pode ser feijão, arroz, milho etc.). A montagem é super simples, basta colocar dentro da garrafa os grãos que você separou e fechar bem a garrafa. Para ficar ainda mais divertido, você pode enfeitar a garrafa.

PANDEIRO DE GUIZO

É um pandeiro simples, fácil de fazer e diferente, mas que todas as crianças adoram. Você vai precisar apenas de 2 pratos de papelão que sejam resistentes e guizos ou sinos pequenos. Com o material em mãos, você só vai precisar pintar os dois pratos (opcional), colar um no outro e fazer furos ao redor para colocar os guizos ou os sinos. E pronto! O som agrada qualquer criança.

Pandeiro de guizo

Flauta

Para fazer a flauta você vai utilizar apenas dois materiais, cano fino de PVC e fita crepe. Para fazer, comece cortando dois pedaços de cano, um com 30cm, outro com 20cm. Tampe um buraco de cada cano usando a fita crepe. Feito isso, com os buracos tampados virados para baixo, alinhe os canos por cima e grude-os com a fita. Para tocar, é só soprar a parte aberta do cano.

Eaí, gostaram? Conte aqui nos comentários qual instrumento musical você vai fazer primeiro.