fbpx

Tanto para se comunicar bem quanto para produzir uma boa redação, ou até mesmo ter um alto poder de interpretação de texto, é essencial que ter um bom vocabulário. Ter um vocabulário amplo é como ter um glossário de palavras e expressões dentro da própria cabeça.

Mas, como ninguém nasce sabendo, o nosso vocabulário vai se formando ao longo da vida, e existem diversas formas de ampliar o seu repertório de palavras. Pensando nisso, nesse artigo separamos algumas dicas de como melhorar seu vocabulário. Acompanhe:

  • APOSTE NA LEITURA
  • O hábito de ler nos traz diversos benefícios, através dela adquirimos conhecimentos variados e é uma das formas mais práticas de melhorar o seu vocabulário. Além disso, ler é uma ótima forma de desenvolver o cérebro, a capacidade de interpretação, além de ajudar no armazenamento de informações importantes.

    Para ser ainda mais eficaz, é interessante investir em leituras de diferentes gêneros, é necessário sair da sua zona de conforto. Por exemplo, ler obras clássicas nos coloca em contato com uma série de palavras que não fazem parte do nosso cotidiano, dessa forma nos torna capazes de compreender informações escritas das mais variadas formas.

    Além de conhecer novas palavras, ao diversificar a leitura em livros de história, romance, ficção científica, poesia, terro, você também vai adquirir informações que podem te ajudar a reforçar seus argumentos quando for escrever uma redação, quando for defender seu posto de vista, e até mesmo em um debate.

    O importante é ler com frequência e ficar atento ao uso de palavras que você desconhece, pois assim você pode pesquisá-las e utilizá-las em seus textos.

    • CONVERSE COM PESSOAS DIFERENTES

    Apesar da leitura ter um papel decisivo no enriquecimento do vocabulário, a aquisição da maior parte dos vocábulos é feita através da linguagem falada, ou seja, através da oralidade.

    Conversar com seu avô, seu professor ou com seu amigo, por exemplo, te coloca em três contextos diferentes. A linguagem utilizada por cada um deles vai ser diferente e te ajudará a expandir e diversificar o seu vocabulário.

    • PESQUISE SOBRE AS FORMAÇÕES DE PALAVRAS

    Você sabia que com apenas uma palavra já é possível ampliar o seu vocabulário? Isso é possível desde que você aprenda um pouco mais sobre a formação da palavra, principalmente no que diz respeito à derivação prefixal e derivação sufixal. Acompanhe os exemplos:

                Derivação prefixal:

                            – auto avaliação (auto + avaliação)

                            – predominar (pre + dominar)

                            – descontente (des + contente)

                Derivação sufixal:

                            – gentileza (gentil + eza)

                            – harmonioso (harmonia + oso)

                            – simplesmente (simples + mente)

    Também podemos usar como exemplo a palavra leal. Com um prefixo pode virar desleal, com um sufixo vira lealmente, e, com os dois juntos, podemos criar deslealmente.

    Viu como é prático melhorar seu vocabulário sem precisar de muitas palavras? 

    • UTILIZE SINÔNIMOS 

    Utilizar sinônimos é uma forma muito útil e importante para melhorar o vocabulário. Os sinônimos são palavras diferentes, mas que possuem o mesmo significado, ou significados semelhantes. Além de evitar as repetições de palavras, eles ampliam o seu vocabulário.

    Confira a seguir alguns sinônimos que podem te ajudar:

                – importante = relevante

                – problema = adversidade

                – portanto = por isso

                – apresentar = mostrar

                – inteligente = sagaz

                – difícil = complexo

    • CONSULTE DICIONÁRIOS

    Por mais que o uso do dicionário pareça algo ultrapassado, essa ferramenta é muito importante para a construção de bons textos.

    Além de tirar dúvidas sobre os conceitos que você tem dúvida, você também pode descobrir novas palavras

    Hoje em dia existem diversos dicionários online, é sempre importante consultar em mais de um site para garantir que não exista nenhum erro.

    Eaí, curtiu as dicas?