fbpx

Faltam poucas semanas para o Enem, e vai batendo o nervosismo para garantir uma nota satisfatória no exame. Para acalmar essa tensão pré-prova, separamos algumas dicas valiosas para você que quer fazer uma redação e garantir a nota 1000. Veja a seguir:

  1. Foque nas competências

Além da estrutura padrão do texto, a correção da redação do Enem também é baseada em 5 competências predefinidas. Então, quando estiver se preparando para o exame, é fundamental ler e compreender muito bem cada uma delas. São elas:

  • Demonstrar domínio da norma da língua escrita;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.

Esses são os 5 tópicos avaliados na correção da redação. Não é necessário decorar os títulos, mas entenda o que é pedido em cada um deles.

2. Tenha atenção à leitura do tema

A compreensão exata do que é pedido no tema é muito importante.  Erra por equívoco ou fazer uma má interpretação é algo comum, principalmente em temas mais complexos. Para evitar que aconteça, é preciso ter atenção ao ler a proposta. Leia os textos de apoio mais de uma vez. Se houver dúvida sobre algo, leia quantas vezes for necessário até que haja a total compreensão.

3. Contra ou a favor?

Já no início da prova, a principal ideia para se ter em mente é: “como vou me posicionar sobre esse tema, sou contra ou a favor?”. Dessa forma, você já consegue definir seu posicionamento em relação ao tema.

4. Monte uma estrutura para o texto

Depois de ler e entender o tema e ter definido seu posicionamento, não saia escrevendo de imediato. Pare para pensar o que você sabe sobre aquele assunto e elabore uma estrutura para o texto. Defina o que escreverá em cada parágrafo, pense em quais serão os seus argumentos e contra-argumentos e quais serão as propostas de intervenção.

5. Seja claro nas ideias

Lembre-se, você é um dentre os milhares de candidatos. Então, tenha muita atenção e cuidado para demonstrar a clareza de suas ideias. Elabore um texto de fácil entendimento. Seja claro e objetivo, mas sem ser óbvio e repetitivo.

6. Não escreva sobre o que não tem certeza

Não escreva informações, referências e citações se não tiver 100% de certeza do que está escrevendo. Por mais que você lembre de um caso que seja interessante, não o cite se não lembrar precisamente dos detalhes.

Caso contrário, você estará usando informações falsas que poderão invalidar a sua redação.

7. Revise

Mesmo que o tempo não seja muito extenso, a revisão é fundamental. Leia e releia quantas vezes forem necessárias.

Uma dica valiosa é fazer a redação antes de concluir a prova objetiva. Depois, você volta para as questões dos outros testes e dá um tempo entre a escrita e a revisão do texto. Dessa forma você ameniza o que chamamos de “olhar viciado”.

A redação do Enem é complexa e possui algumas armadilhas, mas uma boa preparação e atenção durante a realização do exame amenizam essa complexidade. Seguindo as dicas que foram dadas, suas chances de fazer um texto excelente são muito maiores.

E aí, está pronto para esse desafio? Deixe nos comentários quais são suas maiores dificuldades para a prova e se gostou das nossas dicas.