Você sabe o que é procrastinar? De acordo com o dicionário é o ato de deixar para depois, adiar o que tem para fazer. Então, se você tem o costume de deixar as tarefas para fazer até o último segundo, muito provável que você esteja sendo vítima da procrastinação. Mas não se preocupe, separamos algumas dicas para se livrar desse hábito. Acompanhe:

  • CRIE UMA LISTA DE TAREFAS

Organize em uma lista todas as tarefas que você tem que realizar por ordem de prioridade. Dessa foram você tem clareza do que precisa ser feito, e a felicidade em riscar uma tarefa da lista não em preço. Faça essa lista como preferir, pode ser em um caderno, um planner, ou até mesmo utilizar aplicativos, mas lembre-se de deixar em um local visível, e não deixe de atualizar a lista ao longo do dia.

  • BLOQUEIE ESTÍMULOS EXTERNOS

Elimine todas as coisas que te distraem, exemplo, se o barulho da rua te atrapalha, feche a janela. Quando você tenta fazer algo e não têm êxito, você deixará de tentar, e assim, procrastinará mais. Então identifique esses estímulos e bloqueie-os.

  • USE A TÉCNICA DOS 5 SEGUNDOS

Percebeu que se dispersou, nem que seja com algo mínimo, só para fugir da obrigação? Pare um pouco, respire e faça uma contagem regressiva: 5, 4, 3… Chegando ao 1, levante-se sem pensar duas vezes, e retome o que estava fazendo.

  • APRENDA A GERENCIAR SEU TEMPO

Não adianta ter uma lista de tarefas diárias e gastar pra cada atividade várias horas do seu dia, pois dessa forma você chegará ao final do dia com a sensação de que não conseguiu realizar nada. Tenha uma ideia que quanto tempo gastará para realizar cada atividade e as distribua durante a semana de forma equilibrada.

  • GERENCIE SUAS EMOÇÕES

Saber lidar com os seus sentimentos, principalmente com os negativos, é muito importante para superar a procrastinação. Muitas vezes nossas emoções jogam contra nós mesmos, o medo e a culpa, por exemplo, tendem a nos fazer desistir dos nossos objetivos. Dessa forma, é importante identificar suas emoções que te fazem mal, e gerenciá-las.

  • COMEMORE AS PEQUENAS VITÓRIAS

Toda vitória, por menor que seja, é motivo para se alegrar e é sinal de que você está cada vez mais perto de realizar suas metas. Então, toda avanço é motivo para comemorar!

  • ESTABELEÇA UM SISTEMA DE RECOMPENSA

Estabelecer um sistema de recompensa é muito importante para servir de estímulo para não desistir. Dessa forma, estabeleça, por exemplo, a cada 2 horas de trabalho ou estudo, tire 20 minutos para fazer algo que goste, como usar as redes sociais. A recompensa varia de pessoa para pessoa, então identifique algo que goste de fazer e faça disso um prêmio pelo o seu esforço. Vale a pena!

Essa foram algumas dicas que separamos para você, não vai ser fácil mas não é impossível, coloque em prática essas dicas e mantenha a constância. Interrompa o ciclo de procrastinação. No início será difícil mas depois valerá a pena.

E aí, gostaram dessa dicas? Deixe sua opinião nos comentário e compartilhe.