fbpx

A educação socioemocional ganhou mais espaço nas discussões no meio da Educação quando a habilidade foi incluída na Base Nacional Curricular de Ensino (BNCC). Essa habilidade foi criada com a intenção do desenvolvimento integral de crianças e jovens, incorporando competências e habilidades que vão além do aspecto cognitivo da aprendizagem.

Dessa forma, trouxemos informações que irão te ajudar a entender melhor o que é a educação socioemocional e qual é a sua importância. Confira a seguir!

O QUE É EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL?

A educação socioemocional é o processo formativo que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos. Em outras palavras, o seu objetivo principal é possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências que ajudam crianças e jovens a gerenciar seus próprios comportamentos e emoções e a construir relacionamentos respeitosos e saudáveis.

Uma boa educação emocional permite que os alunos tenham mais liderança e mais autonomia para falar em público. Além disso, a educação socioemocional contribui na melhora do foco, contribui para o desenvolvimento da empatia e da ética nos alunos, ajuda na tomada de decisões, colabora para uma boa convivência, ensinando a lidar com as diferenças. De modo geral, a proposta é, acima de tudo, preparar o estudante para a vida.

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Como pudemos ver, a educação socioemocional engloba as diversas vertentes do desenvolvimento humano (físico, social, emocional e cognitivo), porém prioriza habilidades que estão relacionadas à autogestão dos comportamentos e emoções. Essa abordagem estimula o processo do autoconhecimento e, consequentemente, melhora a capacidade de autocontrole, a autoconfiança, a autonomia e outras habilidades intrapessoais.

E não para por aí, além de melhorar os aspectos intrapessoais, a educação socioemocional também melhora o desempenho acadêmico.

VANTAGENS DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS

As vantagens de se ter a educação socioemocional nas escolas proporciona benefícios a todos os envolvidos e não apenas aos alunos, conheça alguns dos resultados proporcionados:

– MELHORA OS RESULTADOS ACADÊMICOS

De acordo com a BNCC a aprendizagem socioemocional contribui no desempenho acadêmico, pois incentiva o desenvolvimento cognitivo.

–  AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO AUTOCONTROLE

Um dos pilares da educação socioemocional é a tomada de decisão responsável, mas para isso acontecer, é necessário ter autocontrole. Essa é uma habilidade que tem relação direta com a convivência em harmonia, pois consiste em refletir antes de agir.

– MELHORA A RELAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE

Quando a escola promove a consciência social, ela prepara os estudantes para a cidadania e a responsabilidade coletiva. E o resultado disso, é a melhoria na convivência com outra pessoas, além disso, também melhora o convívio familiar.

–  REDUZ CONFLITOS

Ao desenvolver essas habilidades, o estudante aprende que as diferenças fazem parte da vida e que elas não são negativas. Isso contribui para a redução de conflitos e a valorização da diversidade, pois ele tem o respeito como base para todas as relações.

– GERA MAIS AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM

Quando feito um trabalho consistente, os estudantes se desenvolvem como protagonistas em seu aprendizado, o que melhora os resultados e torna o processo mais estimulante.

E aí, gostou das nossas dicas? Já sabia de todas essas informações? Deixe aqui os seus comentários!