fbpx

Os filmes são uma ótima opção para se distrair, e muitas vezes uma rota de fuga para desacelerar a mente, por exemplo, em uma semana cheia de provas. E para aproveitar melhor esse tempo de descanso, nada melhor do que assistir a filmes que passem uma lição. Pensando nisso, separamos uma lista com alguns filmes, confira a seguir:

  1. COACH CARTER

O filme conta uma parte da biografia de Ken Carter. Carter jogou basquete para os Oilers High School de Richmond, de 1973 a 1977, e manteve vários recordes no tempo de colégio.

Se passaram vários anos, e Carter foi convidado para assumir o cargo de treinador do time de basquete da escola que ele jogava quando era aluno. Por mais que Carter tinha sua loja, era casado, tinha filhos e estava satisfeito com sua vida e realizações, ele aceitou o desafio, e começou a treinar o time de Rickmond em 1997.

O time de Rickmond passava por muitas derrotas nos jogos, as causas de tantas derrotas eram inúmeras, desde a falta de habilidade dos jogadores, até indisciplina, agressividade, insubordinação, indiferença dos alunos…

Quando assumiu como técnico, Carter estabeleceu a condição de ter o controle total sobre o programa de basquete. Carter impõe regras aos alunos, impedindo-os de participar dos jogos caso não aceitam o acordo, estabelecido em contrato, como, por exemplo, ter boas notas acima da média, frequência nas aulas, respeito aos professores e demais adultos, que deveriam ser chamados por senhor/senhora, o uso de vestuário como camisas e gravatas nos dias em que tivesse jogo.

O time vai cada vez mais melhorando o seu desempenho, mas muitas coisas ainda estão por vir.

  • LIÇÕES DO FILME

Esse é um filme que fala sobre liderança, sobre o respeito aos professores e educadores e sobre como os educadores precisam desenvolver a empatia para conseguir o respeito do alunos.

O filme ensina várias lições, entre elas está a de que desistir de um aluno pode ser sinal da falta de flexibilização do professor. Ou seja, não existe aluno incompetente, apenas professor inflexível.

Outra lição é a necessidade de ações práticas, pois é nessa esfera que está o aprendizado.

2. PROVA DE FOGO: UMA HISTÓRIA DE VIDA

O filme conta a história de uma menina de 11 anos, chamada Akeelah, que tem um grande talento em soletração de palavras. O diretor da escola onde estuda, ao perceber sua habilidade, e a convida para representar a escola num concurso de soletração, além de se propor a treiná-la. Com sua ajuda Akeelah vai descobrindo possibilidades, desenvolvendo capacidades e influenciando os que estão a sua volta com sua coragem e determinação.

  • LIÇÕES DO FILME

É um filme que nos ensina a perseverar naquilo que acreditamos. Para vencermos e alcançarmos nossos objetivos é preciso ter determinação, além disso, precisamos aprimorar nossas capacidades. Fora isso, o filme também toca em um ponto importante, que é o sentimento de inadequação dos jovens, e mostra como o apoio dos pais e educadores são importantes.

3. SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Em 1959, na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, o ex-aluno John Keating (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

A cada aula Keating inspira os alunos a saíram do mundo repleto de métricas, moralismos e regras e os fazem entender o universo da literatura de uma maneira diferente. Ele questiona livros de Ph.D. e especialistas que constroem uma ordem para se entender poesia – ele aflora o “eu-lírico” dos alunos os colocando em situações de constrangimento e raiva, e ainda os mostra os integrantes da  sociedade dos poetas mortos.

No ambiente conservador da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia, pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

  • LIÇÕES DO FILME

Incitar o pensamento próprio é o objetivo do filme. Em tempos de discursos limitados e repetitivos, este filme desperta o raciocínio e incentiva o ser humano a viver cada momento como se fosse o último, o famoso carpe diem.