fbpx

A cada ano que passa, o mundo se torna cada vez mais globalizado e cada vez é mais necessário o entendimento de outras línguas para a comunicação, independentemente de onde estamos.

Além disso, muitos meios acadêmicos possuem conteúdos e artigos em inglês. Já no trabalho, as melhores oportunidades são maiores para quem é fluente em inglês. Em algumas empresas, funcionários podem ter a possibilidade de ter um salário maior em comparação aos demais colegas.

Pensando nisso, separamos algumas vantagens de ter o conhecimento em outra língua.

Pessoas bilíngues tendem a melhorar a lógica

Estudar novos idiomas, e o esforço que vem com isso, melhora a capacidade de interpretar o significado e encontrar soluções para os problemas.

Outro fato interessante descoberto por uma pesquisa da Universidade de York, no Canadá, os alunos bilíngues tendem a pontuar mais alto em testes de matemática do que alunos monolíngues.

Ajuda você a evitar distrações

O bilinguismo afeta a maneira como o sistema nervoso responde aos sons, de acordo com testes de laboratório da Northwestern University. Em situações e ambientes com bastante ruído, é mais fácil para alguém fluente em outro idioma processar informações e bloquear sons irrelevantes.

Essa prática comprova que há um maior foco naqueles que adquiriram novas competências linguísticas. “As pessoas fazem atividades para manter a cabeça limpa”, disse a autora do estudo, Viorica Marian. “Mas a vantagem que encontramos veio de ser bilíngue de forma simples e automática”.

Contribui para o mercado de trabalho

Talvez essa vantagem seja a mais interessante na atualidade. Afinal, o mercado de trabalho é bastante competitivo e concorrido. É bastante fundamental ter domínio de ao menos uma língua estrangeira para conseguir se destacar dos demais concorrentes.

É uma vantagem que faz total diferença, tanto na hora de estudar quanto em buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. Podendo até mesmo conseguir uma oportunidade no exterior.

Entender melhor outras culturas

Ter conhecimento em outras línguas auxiliam em viver novas experiências, conhecer novas pessoas e lugares. É uma chance de vivências novos modos de pensar e ver a rotina de pessoas de outros países.

O idioma acaba refletindo a forma que cada indivíduo compreende o mundo. Dessa maneira, utilizar a língua de outras culturas ajuda a tornar você uma pessoa com mais recursos. Já pensou descobrir que o seu livro favorito foi escrito em Inglês? E conversar sobre ele com um nativo nesse idioma.

Experiências de viagens mais ricas

Tornar-se bilíngue torna suas experiências de viagem muito mais ricas, mesmo que ainda não fale fluentemente.

Além de ser um benefício cultural, auxilia na comunicação de pessoas em vários lugares do mundo, tornando a viagem mais prazerosa.