fbpx

Conforme os anos foram passando, mais a preferência das crianças para se divertirem foram mudando. Isso inclui em casa, na escola, na rua e até mesmo nos meios de transporte crianças e adolescentes estão com algum celular ou tablet na mão.

Conforme a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Crianças e smartphones no Brasil, feita em outubro de 2020, a proporção de crianças de 7 a 9 anos que usam o smartphone por 3 horas diárias ou mais saltou de 30% para 43% em um ano. Outro dado aponta que 58% dos pesquisados entre 10 e 12 anos passavam mais de 3 por dia em frente de um smartphone.

Por outra perspectiva, brincar ao ar livre desperta inúmeros benefícios como estimular a criatividade, concentração e autonomia, melhora o social e entre outros aprendizados.

Pensando nisso, listamos 5 benefícios de brincar ou realizar atividades ao ar livre:

1 – Ter autonomia e criatividade

Estar em espaços ao ar livre estimula a imaginação das crianças, assim como incentivá-los a criar seus próprios recursos para superar desafios e torná-los mais resilientes, criativos e autônomos.

2 – Coordenação e equilíbrio

A criança poder ter um espaço aberto para correr, saltar, rodar, entre outros movimentos, auxilia a ter noções de força, tempo e espaço. Também podendo despertar a consciência corporal.

3 – Convívio com a natureza

É muito importante explorar o meio ambiente e entender mais sobre o universo ao redor. O contato com a natureza ajuda na apuração dos sentidos humanos, essenciais para o aprendizado e desenvolvimento das habilidades.

Estar ao redor da natureza também proporciona momentos de paz, equilíbrio e calmaria.

4 – Saúde física

Estar em um ambiente ao ar livre, faz com que a criança possa se sujar, se desafiar, brincar, experimentar, investigar e conhecer tudo o que o mundo tem a oferecer. Portanto, praticar atividades fora de casa estimula a melhoria da saúde física, intelecto e emocional das crianças.

5 – Trabalha a vida em sociedade

Crianças que possuem um convívio maior de brincadeiras ao ar livre, acabam despertando um espírito cooperativo, uma característica que beneficia o aspecto social garante uma convivência mais feliz e saudável.

No ar livre, jovens e crianças se tornam mais saudáveis e trazendo muitos benefícios até mesmo para os pais. É de extrema importância que os pequenos estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis para que a diversão se torne saudável e benéfica.