O bullying é uma questão social que pode ser discutida com os alunos de várias maneiras. Filmes e séries sobre bullying são um bom exemplo de como os educadores devem refletir sobre os danos físicos, morais e psicológicos que podem ser causados ​​por tal comportamento agressivo, que ainda é recorrente nas escolas e ambientes digitais.

Ponte para Terabítia

Este filme conta a história do pequeno Jess, um menino com dificuldade de se encaixar e tem que lidar com bullying e apelidos de seus colegas de classe. Para se encaixar, ele decidiu organizar um campeonato de corrida escolar durante seu treinamento de verão.

Jess é derrotado por Lesli, a nova garota da escola que também se sente deslocada e desenvolve uma amizade com ela.

Classificação indicativa: Livre

As vantagens de ser invisível

Apesar dos personagens adolescentes, o debate do filme atinge todas as idades pela sensibilidade e profundidade do assunto. No filme, Charlie, um estudante do ensino médio que sofreu bullying quando criança, sofre de depressão e ansiedade. Em uma nova escola, ele é desafiado a fazer novos amigos enquanto lida com problemas do passado que surgem à medida que novas experiências surgem.

Classificação indicativa: 14 anos

Extraordinário

Um filme que aborda diferenças. “Extraordinário” conta a história de August Pullman, um menino de 10 anos que só entrou na escola aos 10 anos, pois nasceu com uma síndrome rara que causa vários problemas de saúde, até mesmo um rosto deformado. Ao longo do filme, crianças e adolescentes podem mergulhar nesse universo e ver o bullying proposto e discutido por outras crianças.

Classificação indicativa: 10 anos

Anne com E

Uma ruiva, tagarela e com muitas ideias inovadoras, é a protagonista desta série, que retrata a vida em 1908. A trajetória de Anne passou por diversos casos de bullying entre seus colegas e até em casa, na família que a adotou. Sua ideologia feminista e igualitária também está em desacordo com a maioria, fazendo com que ela se destaque na comunidade, mas nem sempre de forma positiva. No entanto, ela não desistiu e, com o poder dos laços positivos, seguiu em frente diante das adversidades.

Classificação indicativa: 12 anos

As Aventuras de Poliana

A história, baseada no livro “Poliana”, de Eleanor Porter, foi ao ar como novela no SBT, e não demorou muito para se tornar um dos conteúdos mais visitados da Netflix. A trama que conta a vida de Poliana arrisca o otimismo e o uso de jogos felizes. No cenário da Escola Ruth Goulart, os alunos criam os Esquadrões Antibullying, um grupo de crianças e adolescentes que sempre entram em cena com muita conversa para combater o bullying no ambiente escolar.

Classificação indicativa: Livre