Escolher uma carreira para seguir futuramente costuma ser uma decisão complicada na vida de um estudante. Mas com uma boa orientação, o percurso se torna mais fácil.

É comum que os alunos façam a escolha errada do curso ao tomar uma decisão. Isso pode resultar em um aluno desistindo antes da faculdade, ou até mesmo terminando a faculdade, mas tornando-se um profissional frustrado e insatisfeito com sua carreira.

Afinal, o que é orientação profissional?

É um utensílio e um conjunto de técnicas para identificar características de cada indivíduo que podem determinar certas profissões.

Vale ressaltar que essa orientação não define exatamente qual profissão o estudante deve seguir. Ela sugere apenas caminhos e quem decide em qual seguir é o estudante.

Com quem fazer essa orientação?

Entretanto, a orientação pode ser dada por um profissional qualificado, no qual é essencial que as dúvidas sejam esclarecidas para guiar o estudante na escolha de uma carreira. No entanto, os psicólogos são os mais indicados para esse cargo. Isso ocorre porque o processo requer análise cognitiva, de personalidade e de interesse dessas áreas, e os psicólogos podem se preparar melhor para realiza-las.

No nosso colégio, possuímos palestras com profissionais qualificados de diversas áreas. Essas palestras são para os alunos do Ensino Médio, aonde em sua maioria, já possuem interesse em ingressar em determinada área.

Quais são seus benefícios?

Com este guia, o aluno pode entender as realidades do mercado de trabalho e tomar decisões mais confiantes sobre qual carreira seguir. Assim, o estudante chegará ao mercado pronto para exercer suas funções e terá maiores chances de sucesso.