É um desafio fornecer refeições saudáveis ​​para as crianças. De fato, os alimentos que comem muitas vezes influenciam seus hábitos e gostos quando adultos. Isso ocorre porque os hábitos alimentares dos adultos são fortemente influenciados pelas escolhas alimentares da infância.

Como a infância é o período mais formativo de nossas vidas, por que incentivar uma alimentação saudável?

Para se desenvolver adequadamente como um ser emocional e físico, é crucial que as crianças recebam uma alimentação saudável desde tenra idade. Isso ocorre porque alimentos não saudáveis ​​podem levar a doenças futuras.

É importante que as crianças desenvolvam hábitos alimentares saudáveis ​​em casa. Isso pode ser feito incentivando hábitos alimentares mais saudáveis ​​na família. Alguns aspectos-chave de uma alimentação mais saudável incluem incentivar as crianças a equilibrar suas porções e limitar a quantidade de gordura, sal e açúcar que consomem.

Como você pode incentivar seu filho a desenvolver uma boa relação com a comida?

A hora da refeição deve ser um evento social agradável com comida lindamente preparada que as crianças esperam ansiosamente. Mas as mudanças de hábitos que levam a uma alimentação saudável nas crianças vão muito além do almoço ou jantar. Veja algumas dicas abaixo:

Aposte em uma dieta variada e inovadora

Quanto mais variedade de alimentos no cardápio, menos resistente seu filho será ao tipo, cor e textura. Por isso, ser criativo no processo de preparo e incluir diferentes combinações pode incentivá-los a experimentar novos alimentos e acrescentar a seus gostos.

Fique atento aos ingredientes dos alimentos processados

Prefira descascar alimentos em vez de desembalar. Mas quando for ao supermercado, escolha primeiro os alimentos orgânicos e leia os rótulos das embalagens.

Também verifique os principais níveis de sódio, açúcar e gordura saturada, que podem contribuir para condições como diabetes e pressão alta. Certifique-se também de verificar se há ingredientes OGM, conservantes e cores artificiais.

Envolva seu filho nas compras e no preparo dos alimentos

Essas atividades são uma oportunidade para ensinar as crianças sobre nutrição e dar-lhes uma sensação de autonomia. Além disso, as crianças podem estar mais dispostas a comer ou experimentar alimentos que ajudam a preparar.

Certifique-se de comer uma dieta equilibrada

Comer na rua pode ser um problema. Em seguida, organize festas de aniversário e outros eventos. Além disso, conheça os cardápios que a escola oferece e não hesite em escolher uma lancheira com maior variedade de alimentos.

Quais alimentos são adequados para cada faixa etária?

Agora, veja as dietas ideais para crianças e adolescentes em todas as fases da vida, considerando dietas que contenham carne. Famílias vegetarianas ou veganas podemos oferecer outras alternativas, sempre com atenção aos nutrientes necessários. Acompanhe a seguir uma lista:

Até 6 meses: o leite materno é fornecido exclusivamente, pois já contém todos os nutrientes que o bebê precisa para crescer;

6 meses a 1 ano: durante o período de desmame, devem ser incluídos alimentos complementares como cereais, tubérculos, carnes, feijão, frutas e hortaliças;

1 a 3 anos: pode incluir açúcar e leite não materno, mas tenha muito cuidado;

4 a 12 anos: O cardápio deve ser cuidadosamente elaborado, principalmente com a adição de alimentos naturais. Quanto mais brilhantes os pratos, melhor;

Adolescência: A fase do gasto energético pesado, investindo em carnes saudáveis, saladas e carboidratos.