fbpx

Com certeza você que é pai ou mãe, passou ou vai passar por isso nos primeiros dias de aula do seu filho.

Calma! Neste artigo explicaremos como é feito a adaptação escolar e traremos algumas dicas para que torne este momento mais prazeroso.

O processo de adaptação da criança na Educação Infantil, é uma importante etapa para ela e os pais, principalmente com o agravante de estarmos em meio a uma pandemia, portanto, deve ser pensado com ainda mais carinho.

A criança em seus primeiros anos de vida deposita na figura de seus pais toda a sua confiança, desta forma, a qualidade do acolhimento é que garantirá o sucesso desta adaptação.

 Não cabe a escola ser um substituto dos pais, mas sim, suplementar e ampliar o papel que nos primeiros anos da criança somente os pais desempenham, estendendo assim os vínculos para além da família.

Por outro lado, a segurança da família é decisiva para um bom andamento deste processo. É preciso ter certeza de que é o momento de colocar o seu filho no colégio e de que é a escolha certa. Entender que o choro nem sempre é sinônimo de “não quero ficar”, e sim do enfrentamento ao desconhecido.

Nesse momento, o colo e o diálogo podem ser o lugar de maior conforto, porém, seguidos de palavras de encorajamento e segurança.

Com afeto, acolhimento escolar e pais transformando o “novo” que traz medo e angustia, em algo repleto de encantamento e descobertas essenciais para que tudo corra com maior tranquilidade.

Como tornar leve e agradável o processo de adaptação escolar?

  • Evite comentar as suas inseguranças diante do processo na frente da criança;
  • Incentive a criança de estar no ambiente escolar, mostrando sua importância;
  • Explique que sempre que necessário recorrer a professora, criando assim um vínculo afetivo;
  • Conversar com entusiasmo sobre o seu dia escolar;
  • Tomar cuidado com os horários, pois pequenos atrasos na hora de buscar a criança poderão deixa-la insegura.
  • Confiança não se estabelece com mentiras, então ao deixar a criança diga: Até logo, mamãe/papai vai trabalhar um pouco, logo volto para buscar você. Agora sua professora cuidará de você.

Deixando assim, que a professora faça aquilo que ama com maestria.

A capacidade para gerir emoções é um dos fatores mais importantes para o sucesso na escola, no trabalho, nas relações e na vida!